Lorenzo arrasa no MotoGP rumo à vitória no Japão (Motegi)


Jorge Lorenzo saiu vitorioso do emocionante Grande Prémio do Japão, no circuito de Twin Ring Motegi, naquela que foi a segunda vitória na sua carreira no MotoGP e que lhe garante o pleno de pódios na temporada de 2009.


O piloto da Fiat Yamaha demorou pouco a conseguir o domínio da corrida, arrancando da primeira fila da grelha e não mostrando medo quando apanhou Dani Pedrosa e Valentino Rossi pela frente. Contudo, apesar de uma confortável vantagem, Lorenzo nunca conseguiu verdadeiramente fugir aos seus rivais. Acabou por conseguir cruzar a linha de chegada com menos de dois segundos de vantagem para o segundo, Valentino Rossi.

Lorenzo ascendeu ao primeiro lugar na classificação geral pela segunda vez na carreira no MotoGP. A luta pelo segundo lugar foi uma mostra do MotoGP no seu melhor, com o homem da Repsol Honda Pedrosa a ser ultrapassado no último terço das 24 voltas da corrida. Pedrosa ficou, assim, em terceiro, depois de um fantástico início a partir da quarta linha da grelha.


O piloto da Ducati Casey Stoner não conseguiu fugir como tinha feito no Qatar, terminando em quatro e mantendo a pressão na classificação geral. Andrea Dovizioso terminou o bom dia da Repsol Honda com o quinto lugar, à frente de Marco Melandri, Loris Capirossi, Mika Kallio, James Toseland e Chris Vermeulen.

O piloto da casa Yuri Takahashi desistiu após colisão com Nicky Hayden, logo na segunda volta.



O que eles disseram

Jorge Lorenzo (1º): "Sou o líder da classificação, mas continuo a pensar que o (Casey) Stoner, Valentino (Rossi) e (Dani) Pedrosa são mais fortes que nós,” disse Lorenzo ao MotoGP após a corrida do Twin Ting Motegi. “Eles têm mais experiência com os pneus Bridgestone e nós ainda estamos a aprender a melhorá-los. Hoje tive uma grande oportunidade de vencer,” continuou o maiorquino. “Sabia que com um pneu mais duro tinha bom ritmo, pelo que vi a oportunidade e ataquei.” Prestes a regressar à nativa Espanha para a primeira ronda europeia como líder do MotoGP, Lorenzo espera contar com forte apoio na próxima semana e disse: “Jerez é incrível, como todos sabemos. Todas as pessoas que lá vão têm coração quente e gostam muito dos pilotos espanhóis. Penso que se há uma pista onde devemos correr riscos para ganhar é em Jerez.”

Valentino Rossi (2º): “Creio que este campeonato vai ser muito interessante porque temos quatro pilotos capazes de lutar pelo título,” disse Rossi depois da corrida em clara referência a si próprio, Lorenzo, Dani Pedrosa e Casey Stoner. “Na próxima semana em Jerez fazemos o regresso à Europa e espero que o tempo esteja bom e que o espectáculo seja interessante. Estou contente porque foi uma grande corrida” acrescentou o Campeão do Mundo, um dos maiores críticos das vitórias isoladas muito frequentes em 2008. “Tivemos quatro pilotos a lutarem pela vitória, muitas ultrapassagens e penso que todos gostaram da corrida – principalmente eu!”. Rossi pareceu ter um problema que não o deixou apanhar Lorenzo e admitiu depois que sentiu dificuldades, algo de que Pedrosa tentou tirar partido. “A dada altura não senti confiança na moto. Não rodei muito bem e perdi tempo com o Lorenzo e o Pedrosa. Felizmente na última parte da corrida melhorei o ritmo e trajectórias para terminar em segundo.”

Dani Pedrosa (3º): “É um grande resultado. Creio que ninguém o esperava. Penso que até podia ter sido segundo, mas quando passei o Rossi parece que ele acordou e viu que tinha de ser mais rápido!” disse Pedrosa depois do embate nipónico. “Terceiro não é o melhor resultado – é claro que ainda temos de trabalhar muito. Espero que com a situação em que estamos agora este resultado nos traga coisas positivas e penseo que a motivação na Honda para se fazerem progressos vai aumentar.”

Comentários