
Os resultados dos testes de segurança do novo Škoda Yeti incluíram um "teste de chicote", uma nova categoria criada este ano para avaliar a estabilidade dos bancos e o grau de protecção dos ocupantes contra lesões da coluna cervical em caso de impactos traseiros. O resultado alcançado pelo Yeti foi um dos melhores resultados obtidos até agora em todos os veículos testados. "A Škoda garante o mesmo nível de protecção para todas as estaturas de passageiros, em várias disposições (em todos os bancos)", sublinha o relatório de avaliação do EuroNCAP. "O resultado demonstra o nosso empenho nos aspectos de segurança em fase de desenvolvimento e que incluem testes da geometria dos bancos e de resistência dos materiais adoptados. Testámos várias configurações de bancos e trabalhámos arduamente para melhorar as propriedades do sistema na sua totalidade. Para garantir a máxima protecção possível, o sistema deve estar em perfeita harmonia. Como a segurança é um dos aspectos chave no desenvolvimento dos novos veículos da Škoda, utilizámos a tecnologia e métodos de ensaio mais avançados da actualidade", referiu o Dr. Eckhard Scholz, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto responsável pelo desenvolvimento tecnológico.
No relatório de avaliação, a Euro NCAP valoriza bastante o grau de protecção fornecido pelo airbag de joelho. O Yeti pode ser equipado até um máximo de nove airbags. Graças à estrutura do Yeti, produzida em aço de alta resistência, este SUV compacto recebeu a excelente pontuação de 92 por cento na categoria de protecção dos ocupantes e, graças a uma protecção optimizada pela presença de airbags, conquistou o número máximo de pontos possível na categoria de impacto lateral.

O Škoda Yeti será comercializado em Portugal a partir de Outubro de 2009. O Yeti é uma alternativa compacta, económica e amiga do meio ambiente face aos tradicionais veículos do segmento SUV. Este novo modelo Škoda é proposto com tracção dianteira ou com tracção integral permanente e com o sofisticado sistema de embraiagem Haldex, agora na sua quarta geração. Em termos de motorização, o Yeti é proposto, numa primeira fase, com dois blocos a gasolina (1.2 TSI e 1.8 TSI) e o motor diesel 2.0 TDI CR, oferecendo vários níveis de potência. Com um comprimento total de 4,223 metros, uma largura de 1,793 metros, altura de 1,691 metros, e uma distância entre eixos de 2,578 metros, o Škoda Yeti oferece um espaço interior generoso. A capacidade da bagageira também é abundante no novo Yeti, chegando a uns expressivos 1.760 litros. Os ocupantes dos bancos traseiros beneficiam do inovador sistema VarioFlex, que permite criar várias configurações na traseira do veículo. Por sua vez, a elevada altura de 180 mm ao solo faz do Yeti um veículo vocacionado para uma utilização todo-o-terreno. O Yeti é, na verdade, um verdadeiro SUV que oferece uma solução prática e elegante para os clientes que procuram um veículo compacto, robusto e equipado com as mais avançadas e recentes tecnologias de segurança - como comprovam os resultados dos testes realizados pelo EuroNCAP.
Comentários
Enviar um comentário