Originalmente formado em 1954 como um evento amador para entusiastas locais do desporto motorizado, o Grande Prémio de Macau é hoje um encontro de corridas para o qual os melhores corredores mundiais de Fórmula 3, carros de turismo pilotos de motos de estrada e de resistência disputam para entrar. Todos os anos em Novembro, Macau acorda em sobressalto, com mais de 200 pilotos e milhares de entusiastas do desporto motorizado a invadirem o território para o único encontro mundial de corridas em circuito urbano, que inclui corridas de carros e de motos. Este ano, o evento realiza-se entre os dias 19 a 22 de Novembro.
Circuito da Guia
Um dos pontos altos do evento, será o Grande Prémio de Fórmula 3 – Taça Intercontinental da FIA, que reúne 30 pilotos de vários campeonatos nacionais a competir para a vencer. Para estes jovens e futuras estrelas, uma vitória em Macau pode vir a garantir ao piloto um lugar numa equipa topo de gama do GP2, ou em caso de talento excepcional, um convite imediato para entrar na prova rainha da competição motorizada – a Fórmula 1. Este ano, celebram-se os 27 anos do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, que viu a primeira prova ganha por Ayrton Senna em 1983. A sua vitória, assegurou ao Grande Prémio de Macau um lugar no calendário mundial de competições motorizadas. Michael Schumacher, campeão mundial de Fórmula 1 por várias vezes, estabeleceu-se rapidamente como o mais famoso na Fórmula 1, depois da sua vitória em 1990, enquanto a vitória de David Coulthard no ano seguinte, chamou a atenção da irmandade da Fórmula 1. Mais recentemente, o segundo classificado em 1999, Jenson Button, saltou do pódio em Macau directamente para a Fórmula 1 e ainda Robert Kubica que deu o salto para o mundo de Fórmula 1, com o resultado da subida ao pódio de Macau em 2005. Lewis Hamilton, o corredor mais rápido na história recente do desporto motorizado, correu duas vezes em Macau, tendo vencido a corrida de qualificação em 2004, enquanto Jaime Alguersuari, que entrou na corrida em 2008, tornou-se no piloto mais novo da história da Fórmula 1, no Grande Prémio da Hungria em 2009.
Em 2009, o Grande Prémio de Macau comemora o quinto aniversário com o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA, com o Circuito da Guia a ser, uma vez mais, palco da etapa final e decisiva. O ano passado, o francês Yvan Muller foi coroado Campeão Mundial, depois das três vitórias consecutivas de Andy Priaulx. O Grande Prémio de Motos de Macau tornou-se num dos eventos importantes do mundo das corridas, regressando este ano para a sua 43ª edição. Muitas vezes mencionado ao lado de outras corridas famosas de estrada, como as Isle de Man TT e North West 200. Macau tem um grupo verdadeiramente internacional e o Circuito da Guia ficou conhecido no mundo do motociclismo como o circuito mais exigente do mundo. Apesar do seu crescimento como um evento internacional de desporto motorizado, Macau não se esquece das suas origens, e por isso haverá uma série de corridas de apoio ao evento, tendo em consideração o grande interesse dos entusiastas locais pelo desporto motorizado.
Circuito da Guia
Cumprimento: 6,2 km
Largura mínima: 7 m
Características: Circuito de estrada com uma combinação hilariante de rectas longas e rápidas e curvas em cotovelo. É conhecido como um dos circuitos mais exigentes do mundo
Fórmula 3, volta recorde: 2:11.744 (Marko Asmer, 2007/ Dallara Mercedes – HWA)
Motociclos, volta recorde: 2:26.096 (John McGuinness, 2007/Honda 1000cc)
Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA, volta recorde: 2:32.517 (Gabriele Tarquini, 2007/SEAT León TDI)
Corrida da Guia, volta recorde (até 2005): 2:29.536 (Steve Soper, 1997/BMW 320i)
Números de 2008
Corridas: 8 (1 de Moto / 2 de Fórmulas / 5 de Carros)
Concorrentes: 244
Comentários
Enviar um comentário