A Škoda Auto estabeleceu novo recorde de vendas a nível mundial em Setembro

A Škoda Auto estabeleceu um novo recorde de vendas na sua já centenária história. No passado mês de Setembro, registou um total de 69.023 unidades vendidas, o que representou um incremento de 17 por cento em relação a igual período de 2008. Um recorde histórico que teve no aumento de vendas verificado nos mercados da Europa Ocidental o principal motivo do crescimento. Em Portugal, o destaque vai para o sucesso comercial da gama Škoda Octavia, que foi objecto de um reposicionamento. "Gostaria de agradecer aos nossos clientes que adquiriram veículos Škoda, manifestando assim a sua confiança nos nossos produtos, bem como aos nossos importadores e respectivas redes de concessionários que, apesar da actual recessão económica e do ambiente altamente competitivo, continuam a registar um notável trabalho na promoção da marca Škoda e, consequentemente, a dar um contributo fundamental para o volume de vendas conquistadas. Como resultado, Setembro 2009 tornou-se o mês de maior sucesso em toda a história da marca", sublinhou Reinhard Fleger, Administrador da Škoda Auto responsável pela área de vendas e marketing. Em Setembro, as vendas nos mercados da Europa Ocidental representaram quase metade do total de unidades comercializadas pela Škoda (36.202 veículos, ou seja, um acréscimo de 23,7 por cento em comparação com Setembro de 2008). O modelo mais vendido foi o Škoda Fabia (28.053 veículos, com um crescimento de 31,4 por cento face ao mesmo período do ano anterior). Só na Alemanha, a marca vendeu 16.806 veículos. Outro mercado importante, que foi determinante para consolidar significativamente este novo recorde, foi a China, com 14.328 veículos vendidos e um crescimento de 187,9 por cento em comparação com Setembro de 2008.

Em Portugal as vendas da Skoda totalizaram 227 unidades em Setembro de 2009, 41% das quais foram relativas ao modelo Škoda Octavia, com 94 unidades. Com o lançamento da nova motorização 1.6 TDI CR em meados do mês, as vendas deste modelo registaram um incremento de 77,4% face a Setembro de 2008. O posicionamento mais competitivo da gama Škoda Octavia, com preços a partir dos 20.326 €, contribuiu para reforçar a sua posição de segundo pilar da marca em termos de volume, a seguir ao Škoda Fabia.


Em Setembro: Ford Europa passa barreira dos 10% de quota de mercado

A Ford Europa registou em Setembro uma quota de mercado de 10,1% no conjunto dos seus 19 principais países, naquela que foi a melhor prestação desde Setembro de 2001, representando uma subida de 0,8 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao mesmo mês do ano passado. Setembro permitiu, também, à Ford obter o quarto aumento consecutivo em termos de volume, batendo uma vez mais a performance da indústria. Matricularam-se 152.600 veículos Ford naqueles 19 mercados europeus, 12,3 p.p mais do que em igual mês de há um ano, num registo substancialmente mais elevado do que o da indústria, que apenas cresceu 2,9%. "Setembro é tradicionalmente um mês muito bom, nomeadamente devido à mudança de série nas matrículas em Inglaterra, mas Setembro de 2009 bateu todas as expectativas", referiu Ingvar Sviggum, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço, Ford Europa. "Foi uma performance fantástica, pelo que agradeço aos empregados da Ford, aos nossos Concessionários e, principalmente, aos nossos clientes, por nos permitirem tal desempenho em Setembro. A continuidade do nosso sucesso na conquista de quota de mercado na actual conjuntura económica difícil, demonstra que os clientes depositam confiança na Ford, dado que lhes estamos a proporcionar o acesso a veículos fantásticos e inovadores que eles realmente pretendem comprar. Isto é particularmente verdade para com o novo Ford Fiesta, que em Setembro último atingiu o maior volume de vendas desde 1994".

A Ford matriculou em Setembro último um total de 51.400 unidades do novo Fiesta, ascendendo a 350.800 os registos do corrente ano para o modelo. Desde o lançamento já são cerca de 410.000 os novos Fiesta em circulação. Em termos de mercado e considerando os primeiros nove meses de 2009, os 1.097.100 veículos matriculados pela Ford Europa permitem-lhe a obtenção de uma quota de mercado de 9,2%. Esta percentagem é superior em 0,5 p.p à de 2008 e é também o melhor registo desde 1999. Refira-se que a quota cresceu em 17 dos seus 19 principais países, incluindo a do mercado português (mais 0,4 p.p. para 8,1%).

Comentários