A Peugeot Sport acaba de anunciar o programa desportivo de 2010 e o principal objectivo que animará as ambições da equipa: repetir a vitória nas 24 Horas de Le Mans, a mais bela corrida de automóveis do mundo. Pedro Lamy, tido como “um dos pilares da equipa da Peugeot”, estará ao volante do 908 HDi FAP Nº3 e formará equipa com Sébastien Bourdais e Simon Pagenaud. A Peugeot, que apresentou há pouco mais de um mês a sua nova identidade, associa de forma única a exigência e a emoção, dois valores que se aplicam perfeitamente na competição automóvel. À imagem da Peugeot, a Peugeot Sport prepara-se para lançar uma ofensiva. Verdadeira montra da marca, uma montra tecnológica mas também uma montra da nova identidade em que o movimento e a emoção estão no centro da estratégia, a Peugeot Sport quer preparar o seu futuro e confirmar os seus êxitos. 2009 foi um excelente ano em termos desportivos, destacando-se o primeiro e o segundo lugar da classificação nas 24 Horas de Le Mans, os três lugares do pódio dos 207 Super 2000 no Rali de Monte Carlo, mas também um terceiro título consecutivo de construtores e pilotos no Intercontinental Rally Challenge graças às filiais da Peugeot e, por fim, um sucesso sempre popular da competição de clientes. Tudo isso é fruto da exigência que motiva todas as pessoas, uma exigência que não deve ser afrouxada em 2010, para que seja possível fornecer e oferecer grandes emoções. Tirando partido da sua dupla vitória em Junho último, a Peugeot Sport quer que 2010 seja o ano da confirmação. Utilizando pelo quarto e último ano o 908 HDi FAP, o Team Peugeot Total prosseguiu os seus esforços e retomou, no dia seguinte a esta histórica vitória, o seu trabalho de desenvolvimento para melhorar cada mais um veículo que ainda tem margem para aperfeiçoamento. São efectuadas sessões de teste e provas em diferentes circuitos para obter uma melhor preparação para esta 78ª edição das 24 Horas de Le Mans. Mas Le Mans é sempre Le Mans com as suas dificuldades, as suas incertezas, as suas reviravoltas que tornam esta prova verdadeiramente mítica. Nenhum treino poderá reproduzir as características específicas desta prova que reserva sempre surpresas e elege o seu vencedor. Desde esse histórico 14 de Junho, o Team Peugeot Total acumulou 11 sessões de teste sob a forma de resistência, de trabalho de afinação, bem como dois testes de fogo no quadro das provas. Foram seleccionados onze pilotos para defender as cores da Peugeot, que recupera os números de prova 1, 2 e 3 detidos há vários anos pelo seu respeitado adversário.
Os vencedores de 2009 terão o dorsal N.º 1: Marc Gene (Esp), Alexander Wurz (Aut) e o estreante nas fileiras da Peugeot Sport, Anthony Davidson (Gbr). Marc e Alexander vão participar pela 4ª vez em Le Mans, tendo o austríaco 2 vitórias (1996 e 2009) no seu currículo. Anthony, que conta com duas participações em La Sarthe (2002, 2009) efectuou uma prova de ensaio no final de 2008, ao volante do 908, em Le Castellet. Aos comandos do 908 HDi FAP N.º 2: os três franceses Nicolas Minassian, Franck Montagny e Stéphane Sarrazin voltam a ser companheiros de equipa, repetindo a situação em 2002 na equipa Oreca ou ainda numa prova de “diversão” em Novembro último, em Le Mans, ao volante de um 207 Relais, no quadro da final dos Rencontres Peugeot Sport. Relembramos que Stéphane é o detentor das três últimas pole positions com o 908 HDi FAP em Le Mans. A terceira equipa será composta pelo local Sébastien Bourdais que irá reencontrar o seu cúmplice tricolor dos Estados Unidos, Simon Pagenaud, e ainda o português Pedro Lamy. Sébastien e Pedro já foram companheiros de equipa em 2007, em Le Mans, ao volante do Peugeot N.º 8. Christian Klien será o piloto de reserva do Team Peugeot Total e Grégory Guilvert, vencedor em 2009 da THP Spider Cup e premiado com um teste do 908, conseguiu convencer e tornou-se piloto de testes.
Relativamente às provas, a primeira da Peugeot é um teste de fogo incontornável devido à sua duração, 12 horas, e às suas dificuldades de terreno e de altas temperaturas. Na verdade, Sebring, na Florida, será a primeira aparição de dois Peugeot 908 HDi FAP com Davidson-Gené-Wurz (07) e Bourdais-Lamy-Minassian (08). Nesta ocasião, os leões efectuarão testes durante o fim-de-semana anterior e permanecerão nessa pista dois dias após a prova de resistência. A segunda etapa, em Spa-Francorchamps, no quadro da etapa do campeonato Le Mans Series, servirá de ensaio geral para toda a equipa da Peugeot Sport. Serão inscritos 3 veículos. As onze sessões de teste e as duas provas deverão permitir à equipa preparar de forma eficaz as 24 Horas de Le Mans. Actualmente, a Peugeot Sport prepara também duas outras provas após Le Mans, enquadradas no programa dos 908 HDi FAP. A etapa do campeonato Le Mans Series de Silverstone, em Inglaterra, em Setembro e, em seguida, sujeita à confirmação pelo Automobile Club de l’Ouest, a da China, em Xangai, no quadro da Intercontinental Le Mans Cup. Para a Peugeot Sport, esta segunda etapa do ano é também um símbolo da visão para o futuro e, principalmente, o futuro próximo com a nova regulamentação para 2011 e a nova era para as provas de resistência que se avizinha. O regulamento foi apresentado parcialmente, permitindo a partir de agora trabalhar num novo veículo.
Comentários
Enviar um comentário