Škoda Superb Break: Apresentação

O novo Škoda Superb Break distingue-se pelo seu design apelativo e elegante e pela combinação excepcional de conforto e espaço. Estabelece um novo recorde de volumetria da bagageira na sua categoria (desde 633 até 1.865 litros de capacidade) e apresenta soluções de vanguarda bem como níveis de equipamento de excelência quer nos interiores de elevado requinte, quer em termos de funcionalidade. Com preços desde 28.960 € (motorização 1.4 TSI 125cv) e  29.960 € (1.9 TDI 105 cv), o novo Škoda Superb Break vem redefinir os parâmetros de referência do seu segmento, assegurando a conquista de sucesso no mercado nacional. Combinado com o estilo moderno exterior, o novo Škoda Superb Break possui um interior concebido para proporcionar o melhor equilíbrio possível entre espaço, elegância e funcionalidade. A selecção criteriosa de materiais de qualidade, bastante agradáveis ao toque, e de controlos ergonómicos resulta no excelente conforto e comodidade a bordo do novo modelo da Škoda. O generoso espaço interior para os passageiros, que já se tornou uma referência na Marca, assume agora uma nova dimensão em termos de volumetria da sua bagageira. O novo Škoda Superb Break dispõe de uma capacidade desde 633 litros, que pode chegar até expressivos 1865 litros, constituindo não apenas um recorde na sua categoria, como também supera a volumetria de veículos do segmento superior. Tanto em percursos urbanos como nas zonas mais sinuosas, passando pela circulação em estrada ou auto-estrada, o novo Škoda Superb Break oferece a mesma agilidade e conforto que a já conhecida berlina Škoda Superb que possui a inovadora e original solução TwinDoor.

A gama de motores a gasolina e Diesel (com tecnologia common rail) apresenta baixos consumos e elevadas prestações. Está disponível um leque de potências entre os 105 e os 260 cv e a transmissão DSG (6 e 7 velocidades) para algumas versões. Os motores de topo dispõem em opção de tracção às quatro rodas para um desempenho ainda mais eficaz em todos os tipos de pisos, recorrendo ao conhecido sistema Haldex. O motor 1.9 TDI com injector-bomba é a motorização de entrada na gama diesel do novo Superb Break. O bloco de quatro cilindros debita 105 cv e entrega um binário máximo de 250 Nm às 1900 rpm. Com um consumo misto de 5.8 litros de gasóleo a cada 100 quilómetros, é extremamente económico. Outra opção Diesel é o 2.0 TDI CR 140 cv, equipado com injecção directa “common-rail”, e é proposto com uma caixa manual de seis velocidades ou a transmissão automática DSG de seis velocidades. O motor 2.0 TDI CR 170 cv, também com tecnologia “common-rail”, responde a exigências ainda mais rigorosas com um binário máximo 350 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm. A gasolina existem 3 motiarizações: um 1.4 TSi com 125 cv, 1.8 TSi de 160 cv e com possibilidade de ter uma versão com tracção 4x4 e finalmente o motor de topo na gama Superb Break que é o bloco 3.6 FSI V6 (disponível apenas sob encomenda). Debita uma potência de 260 cv (191 kW) e um binário máximo de 350 Nm entre as 2500 e as 5000 rpm.

Os três níveis de equipamento: Comfort, Ambition e Elegance são ricos, existindo ainda um vasto leque de opções como: sensores de chuva, função automática dos faróis, faróis Bi-Xénon com AFS, controlo da pressão dos pneus, auxílio à travagem e a ajuda ao arranque em subida, assim como o sistema de ajuda ao estacionamento Park Assist. Este último funciona com base num sistema de 4/8 sensores. Os bancos dianteiros e traseiros aquecidos são um factor positivo em termos de conforto. Atrás, os assentos e as costas dos bancos ergonómicos oferecem aos seus ocupantes um conforto luxuoso. À frente, o condutor e o seu passageiro beneficiam de um excelente apoio graças aos contornos ergonómicos dos assentos e das costas dos bancos: mantêm-se assim descontraídos mesmo durante longas viagens. Um sistema de aquecimento auxiliar pode ser precioso durante as estações frias e está disponível como equipamento opcional. Ao nível da electrónica, os equipamentos propostos no novo Superb Break são de alto nível: sistema de navegação com elevada tecnologia, com écran táctil e disco rígido, sistema áudio combinado com altifalantes potentes, leitor de CD capaz de ler ficheiros MP3 e tomada áudio no compartimento Jumbo Box entre os bancos dianteiros para ligação por exemplo de leitores de MP3. Todos estes elementos estão integrados de forma harmoniosa no painel de bordo. A consola central com o seu V estilizado sublinha a nobreza do habitáculo, as aplicações cromadas e as superfícies em negro brilhante garantem um poderoso contraste estilístico. Alguns equipamentos até agora inéditos conferem ao novo Superb Break o carácter típico dos automóveis Škoda. Assim, a solução simples para recolha do guarda-chuva molhado não perdeu a sua funcionalidade. Este compartimento que não teme os efeitos da água encontra-se no revestimento interior do apoio de braço da porta traseira do lado esquerdo. Um sistema de drenagem dissipa a humidade e o guarda-chuva pode secar sem problemas. Quando a porta está fechada, o compartimento torna-se invisível, o que permite evitar qualquer tipo de perturbação visual sobre o design. Os novos mostradores redondos, dotados de escalas brancas bem estruturadas, asseguram uma boa visibilidade tanto de dia como de noite. Os díodos de iluminação ambiental CatVision estão integrados no habitáculo. Ao contrário da anterior geração, os LED são brancos, o que dá ao interior um ambiente ainda mais exclusivo. Os elementos de comando, bem posicionados e fáceis de identificar, brilham num verde pastel, a cor da Škoda Auto. Aliás, o verde joga um papel importante, já que a Škoda dá grande importância à protecção ambiental em todos os domínios: o novo Superb Break é quase totalmente reciclável, atingindo os 95 por cento.

Comentários