O momento do ano para o Team Peugeot Total é a corrida das 24 Horas de Le Mans que, por si só, constitui um desafio à parte. Imprevisível, por vezes implacável, mas lendária, ela exige uma preparação intensa. Os três novos 908 vão alinhar com o objectivo de reconquistar o troféu ganho em 2009. Dominar este traçado único constitui um desafio enorme, que exige o maior rigor e antecipação. Os pilotos, os carros e as equipas de assistência são submetidos a um esforço intenso ao longo de toda a corrida, que é, seguramente, a mais difícil do mundo. A Peugeot inscreveu, por três vezes, o seu nome no palmarés da prova: em 1992 e 1993, com o 905 equipado com um motor a gasolina, e em 2009, com o 908 diesel HDi FAP. Estes êxitos permitiram à marca demonstrar a qualidade dos seus desenvolvimentos técnicos, igualmente utilizados nos carros de série. Ao longo do seu envolvimento no desporto automóvel, a Peugeot defendeu sempre os seus valores e transmitiu-os ao mundo. É por isso que toda a empresa vive as grandes emoções proporcionadas pela Peugeot Sport. “O nosso programa desenvolveu-se ao redor desta corrida”, precisa Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport. “É mágica, é lendária, é um “Everest”. As 24 Horas de Le Mans são uma prova à parte, onde ninguém pode dar algo por garantido. É isso que torna a derrota terrível e a vitória algo fora de comum. Trabalhamos para estarmos presentes com o carro mais competitivo possível e a equipa pronta. Sabemos que tudo pode acontecer durante as 24 Horas e é preciso fazer uma corrida sem falhas para vencer”. Reconduzidos, esta temporada, os nove pilotos do Team Peugeot Total estão entre os melhores da disciplina. Ao longo dos últimos 12 meses estiveram envolvidos nas sessões de testes, em duas corridas e seguiram um programa de preparação física em Toulouse, antes de se reencontrarem, uma última vez, em Chamonix para um team building ao ar livre. “Conhecem-se muito bem” afirma Pascal Dimitri, Team Manager. “É essencial fazê-los trabalhar e viver, juntos, fora do ambiente dos circuitos. Obter uma boa coesão entre eles é fundamental. Eles têm uma personalidade forte mas têm um enorme espírito de unidade no seio da equipa”.
Manda a tradição que as 24 Horas de Le Mans comecem com a sessão de pesagem no centro da cidade. Mas para o Team Peugeot Total tudo começou em Chartres. Comandados por Olivier Quesnel, os nove pilotos, Anthony Davidson, Marc Géné, Alexander Wurz, Nicolas Minassian, Franck Montagny, Stéphane Sarrazin, Sebastien Bourdais, Pedro Lamy e Simon Pagenaud percorreram 125 km em bicicleta. Unido e solidário, o grupo chegou à Praça dos Jacobins, em Mans, aplaudido por um público numeroso e entusiasta. Reunidos para a tradicional fotografia de grupo que fecha as verificações, o Team Peugeot Total está pronto para a corrida mais importante do ano. Reflectindo a unidade e a determinação que reina no Team Peugeot Total, os nove pilotos e o Director da Peugeot Sport, Olivier Quesnel, chegaram ontem, de bicicleta, a Le Mans. Com partida de Chartres durante a manhã, o pelotão da Peugeot percorreu os 125 km que separam as prefeituras de Eure-et-Loir e Sarthe. “Passámos excelentes momentos juntos”, contou Olivier Quesnel. “Foi uma maneira original de entrarmos a fundo nesta longa e emocionante semana de Le Mans. Após a chegada, passámos pelas tradicionais verificações. A pressão vai subindo, dia a dia, até ao momento da corrida. Hoje foi um bom aquecimento. Termos vindo de bicicleta, todos juntos, permitiu-nos limpar a cabeça para abordarmos com uma grande serenidade a 79.ª edição das 24 Horas de Le Mans”. A partir das 15h10, os pilotos e os três Peugeot 908 do Team Peugeot Total cumpriram as verificações técnicas e administrativas. Toda a equipa está pronta para as primeiras voltas, marcadas para as 16h00 de amanhã, quando começar a primeira sessão de treinos livres. Para Pedro Lamy, Peugeot n.º 9: “Nunca imaginei chegar a Le Mans de bicicleta mas estou muito satisfeito por o ter feito. Adoptámos um bom ritmo ao longo dos 125 km. Fomos ao limite, sem nos cansarmos. Terça (ontem) será um dia de trabalho para nós, para entrarmos um pouco mais dentro do espírito da 79.ª edição das 24 Horas de Le Mans, e na quarta teremos a oportunidade de dar as primeiras voltas à pista. É uma semana especial, com um ambiente inimitável. Estamos habituados a isso, mas de cada vez há sempre algo de novo”.
Bruno Magalhães conduz Peugeot RCZ no Circuito de La Sarthe
O piloto oficial da Peugeot Sport Portugal, Bruno Magalhães, vai estar presente nas 24 Horas de Le Mans, para conduzir um RCZ ao longo dos mais de 13 km do traçado de La Sarthe. Um aperitivo especial que decorrerá aproximadamente duas horas antes do início desta corrida lendária. Para o piloto português “trata-se de um convite muito gratificante, por me dar a oportunidade de guiar numa pista que faz parte do imaginário de muitos pilotos. Naturalmente vou aproveitar para apoiar os portugueses que vão competir, muito especialmente o Pedro Lamy.” Bruno Magalhães não esconde que “será muito agradável acompanhar uma corrida mítica e fazer parte daquele ambiente extraordinário, mesmo que seja de forma discreta.” Tal como acontece com Bruno Magalhães, a Peugeot Sport dará a alguns pilotos das filiais Peugeot, a começar por aqueles que guiam os 207 S2000 no IRC e nas competições nacionais, a oportunidade de viver, ao volante do RCZ, as emoções da mais importante corrida de resistência do mundo e onde a marca do leão aposta na vitória. Cada piloto fará um ‘co-drive’ com um convidado importante da Marca, que irá conhecer, por dentro, os 13 km do traçado da pista. Uma experiência diferente para os pilotos mais habituados às classificativas dos ralis.
Comentários
Enviar um comentário